O Principal Blog de Conteúdo e Personalidade Automotiva na América Latina

O Principal Blog de Conteúdo e Personalidade Automotiva na América Latina

Receba a melhor Newsletter do mercado automotivo no seu e-mail

Mais de 6000 clientes já recebem nosso treinamento semanal. Não fique de fora!

Picture of Renan Loureiro

Renan Loureiro

"Seu carro, sua persolanidade"

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

RECEBA A MELHOR NEWSLETTER DO MERCADO AUTOMOTIVO NO SEU E-MAIL

"DESCUBRA POR QUE MAIS DE

+ 6.000 CLIENTES JÁ SE IDENTIFICARAM E ADERIRAM AO PROJETO 'MEU CARRO, MINHA PERSONALIDADE'."

ARTIGOS EM DESTAQUE

Entenda o porque o medo da criminalidade impulsionou a blindagem de veículos, com um recorde de 29,3 mil carros protegidos em 2023, aumentando a segurança

Muito cuidado com o estado dos pneus do seu carro. Tenho certeza que você não quer etragar o clima da viagem com sua namorada neste

Cliente trocou carro com 3 mil km por um mais antigo com 25 mil km. Razões podem ser financeiras, perfil do carro e preferências. Analise

“Comprar carro usado é complexo, mas a recompensa financeira é valiosa. Com estratégia certa, encontre um veículo confiável e econômico que atenda suas necessidades. Negocie

Adquirir um carro requer dinheiro, mas há uma maneira mais fácil para os brasileiros comprarem carros sem precisar pagar tudo de uma vez ou financiar.

Descubra por que as compras de carros financiados sem planejamento resultam em dívidas. Com este guia de planejamento, é possível adquirir um carro além da

DESCUBRA SUA PERSONALIDADE

Picture of Renan Loureiro

Renan Loureiro

"Explore aqui a sua personalidade no melhor carro do mundo."

Avaliação GWM Ora 03 Skin: O Carro Elétrico Chinês com Toque Europeu Mais Pronunciado.

A influência do BYD Dolphin no mercado de carros elétricos em 2023 provocou mudanças notáveis, como a redução de preços entre concorrentes e o adiantamento de lançamentos planejados, exemplificado pelo GWM Ora 03 Skin. Com design moderno e retrô, 171 cv, e amplo conjunto de equipamentos, por R$ 150 mil, desafia a concorrência. No entanto, suas características não se limitam apenas a pontos positivos.

Descolado da Tomada

Na Europa, o modelo Ora 03 era anteriormente denominado Ora Funky Cat, ou Gato Descolado, devido à sua estética, e em breve receberá a mudança para 03. A frente do veículo, com seus faróis redondos que lembram os olhos de um gato, confere-lhe um charme peculiar. Observar pessoas tirando fotos do Ora enquanto circula no trânsito não era incomum, assim como notar a curiosidade de muitos que lançavam olhares intrigados.

A abordagem da Great Wall Motors (GWM) para a versão de entrada do Ora 03 é notável. O veículo mantém o mesmo motor elétrico potente de 171 cv e 25,5 kgfm de torque presente no modelo GT, além de conservar um pacote completo de assistentes. No entanto, optou-se por uma bateria de capacidade menor, com 47,8 kWh (45,4 kWh úteis), em comparação com os 63,1 kWh (59,3 kWh úteis) do modelo mais caro. Itens como o visual esportivo e o teto solar panorâmico foram excluídos da lista para proporcionar uma redução no preço.

A atenção da GWM para com o Ora 03 é justificada pelo fato de ser comercializado na Europa. Para competir com marcas como Peugeot, Renault e Volkswagen, entre outras empresas locais, a construção e os acabamentos do Ora 03 precisavam ser impecáveis. Alguns desses concorrentes estão presentes no Brasil e, embora mais caros, servem como referência para avaliar o desempenho do veículo elétrico chinês.

O Ora 03 Skin destaca-se não apenas pelo seu visual, mas também pela qualidade do acabamento. Na parte superior, é utilizado um material suave ao toque, enquanto na inferior, os plásticos rígidos mantêm um padrão elevado em termos de qualidade e montagem. Uma observação é que a cor do interior está diretamente associada à cor exterior do veículo; assim, se desejar um interior mais discreto, como preto, será necessário adquirir o Ora 03 Skin na cor preta. Quanto ao design, o veículo busca inspiração nos Mini Cooper, apresentando botões centrais e uma generosa aplicação de alumínio no contorno de algumas peças.

Inspiração

A distinção significativa em qualidade de construção, que costumava ser notável entre os carros chineses e os das marcas tradicionais, já não é tão evidente. No caso do Ora 03, as peças apresentam alinhamento preciso, são bem elaboradas e transmitem uma impressão de qualidade. A caixa metálica que protege o pacote de baterias localizado sob o carro destaca-se por oferecer resistência contra impactos. Vale mencionar que a base modular do Ora 03 é utilizada também em modelos a combustão.

O Ora 03 possui 4.235 mm de comprimento e um entre-eixos de 2.650 mm, dimensões próximas às de um T-Cross, por exemplo. Embora as linhas arredondadas nas fotos possam não transmitir essa impressão, o veículo é relativamente grande para um compacto, aproximando-se do tamanho de um hatch médio, como o Chevrolet Cruze Sport6, que possui 4.448 mm de comprimento e 2.700 mm de entre-eixos. Em comparação, o Peugeot e-208 é menor, medindo 4.055 mm de comprimento e 2.538 mm entre os eixos.

É evidente que a GWM utilizou a perspectiva europeia no desenvolvimento do Ora 03. As características de ajuste da suspensão e direção destoam significativamente dos padrões comuns encontrados nos veículos elétricos chineses, oferecendo respostas mais imediatas, uma configuração mais firme e uma redução notável na inclinação da carroceria. O volante, embora seja grande e não possua ajuste de profundidade nesta versão, ligeiramente descentralizado, pode diminuir um pouco o brilho de uma condução mais animada, mas isso não chega a se transformar em um grande inconveniente. No cotidiano, o veículo proporciona uma experiência de direção leve e confortável, e em velocidades mais elevadas, poderia beneficiar-se de um pouco mais de peso para equiparar-se ao desempenho do e-208, que é uma boa referência nesse aspecto.

O motor dianteiro entrega uma potência de 171 cv e um torque de 25,5 kgfm, números impressionantes para um hatch de 1.540 kg. À esquerda do volante, o seletor de modos de condução desempenha um papel significativo. Mesmo no modo Eco, que suaviza o acelerador e limita as respostas, o desempenho diário permanece satisfatório. O modo Auto tem a capacidade de ajustar automaticamente o conjunto, mas o modo mais eficiente não compromete excessivamente o Ora 03, especialmente em ambientes urbanos.

No modo Esportivo, o acelerador fica mais sensível e o motor joga potência mais fácil no chão. Pise fundo e ele destraciona com vontade as rodas de 18″ com pneus 215/50, relativamente largos para um hatch. No nosso teste, o 0 a 100 km/h em 7,5 segundos o faz andar junto com um Fiat Pulse Abarth, de 185 cv no 1.3 turbo, com a vantagem da potência e torque em qualquer momento de um elétrico. Por questão pessoal, pediria uma suspensão só um pouco mais firme no Ora 03, mas já deixaria o conjunto perto do desconfortável pro uso diário.

Só que cavalo que anda, cavalo que bebe, ou neste caso, usa energia. Com 6,1 km/kWh no nosso teste urbano, o Ora 03 Skin não é um exemplo de eficiência, mas não podemos esquecer que são 171 cv neste jogo. Com o conjunto de baterias do Skin, são 277 km de autonomia no ciclo urbano, número superior aos 232 km pelo Inmetro, com concorrentes acima dos 300 km. Sua capacidade de recarga é de 11 kW em AC e 64 kW em DC, números bons pelo tamanho da bateria. 

Persistência Chinesa

Desfrutei do Ora 03 Skin em situações cotidianas. O espaço interno é notável, apresentando soluções inteligentes, como o piso plano para os passageiros traseiros, embora a posição elevada dos joelhos ainda seja necessária para acomodar as baterias no assoalho. O porta-malas de 228 litros pode ser o aspecto mais restritivo para aqueles que estão migrando de outro hatch ou SUV tradicional para o Ora 03. O conjunto motor/suspensão/direção mantém um equilíbrio adequado entre conforto e dirigibilidade, e basta desbloquear o carro para que o motor, a central multimídia e o ar-condicionado sejam acionados. Para desligar, basta trancar o carro ou pressionar um botão localizado à esquerda do volante.

No que diz respeito à conectividade, o sistema multimídia de 10,25″ é ágil, com espelhamento sem fios eficiente. Seria vantajoso contar com uma porta USB-C para o carregamento do smartphone, uma vez que é mais rápido que a USB convencional presente no painel; a opção de indução está disponível apenas no modelo GT. A chave presencial também poderia ter um design mais refinado, evitando uma aparência excessivamente simples. O painel de 10,25″ oferece uma boa resolução, mas há espaço para melhorias na usabilidade do computador de bordo, que pode parecer um tanto confuso e requer alguma adaptação aos botões no volante.

Isso reflete a persistência chinesa na usabilidade dos sistemas. Utilizando a função de espelhamento? Nesse caso, será necessário sair do aplicativo para ajustar a temperatura do ar-condicionado, já que no painel há apenas botões de ligar e desligar – novamente, uma pequena aba lateral ou inferior para essa função não comprometeria o espelhamento em uma tela maior. Quanto aos assistentes, o piloto automático adaptativo opera de maneira eficiente, com reconhecimento de placas, pedestres e ciclistas. No entanto, há uma certa intrusividade no alerta de saída de faixa, que emite um som consideravelmente alto. Um ajuste mais suave seria bem-vindo.

Mas isso compromete a experiência com o GWM Ora 03 Skin? De maneira alguma. Por R$ 150 mil, oferece o pacote mais completo de assistentes de condução, incluindo alerta de tráfego traseiro, alerta de abertura de portas, monitor de pontos cegos, entre outros. Com uma potência sólida e um ajuste de conjunto mais alinhado ao estilo europeu entre os carros chineses, pode agradar aos que estão acostumados com modelos das marcas tradicionais. A autonomia pode ser uma consideração frente à concorrência nesta faixa de preços, portanto, é recomendável analisar cuidadosamente seu uso diário antes da compra.

Fotos: Mario Villaescusa (para o Motor1.com/InsideEVs)
  • Entenda o porque o medo da criminalidade impulsionou a blindagem de veículos, com um recorde de 29,3 mil carros protegidos em 2023, aumentando a segurança pessoal.

  • Muito cuidado com o estado dos pneus do seu carro. Tenho certeza que você não quer etragar o clima da viagem com sua namorada neste passeio. Então veja o que você acha que não tem problema, mas que deve evitar para não se frustrar.

  • Cliente trocou carro com 3 mil km por um mais antigo com 25 mil km. Razões podem ser financeiras, perfil do carro e preferências. Analise idade, família, custo, pagamento e revenda.